terça-feira, 13 de novembro de 2007

O telhado está pronto!!!

Consegui fazer "crescer" plantinhas e musgo no telhado!!!!
Esse foi o único jeito de disfarçar um pouco as imperfeições. Mas, no final, até que fiquei satisfeita com o resultado.

Infelizmente não consegui aprontar a tempo para a exposição... Falta ainda o nome da rua, a placa da loja...
A exposição será domingo, dia 18 de novembro. Prometo, depois disso, postar aqui mais fotos da minha lojinha.
Afinal, ainda faltam todos os produtos nas prateleiras, vidro na vitrine... Muito trabalho ainda pela frente.
Mas venci meu maior obstáculo que era eu mesma e meu medo de fazer um projeto tão grande e tão cheio de detalhes!
Ainda tenho muitos projetos para essa loja e continuarei a trabalhar nela por algum tempo depois da exposição.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A verdade sobre as telhas

Infelizmente vou ter que contar uma triste verdade sobre esse projeto... AS TELHAS ME VENCERAM!

Tentei com todas as minhas forças e dez dedos das mãos. Não foi por falta de esforço ou vontade de fazer. Tentei com as aulas que recebemos. Tentei seguir as idéias que várias pessoas foram dando no decorrer do projeto. No final, só consegui fazer 5 telhas, que estavam tão feias que nem fotografei. Tentei até convencer algumas pessoas a fazerem pra mim... Tudo em vão...Elas me venceram.

Enfrentei muitos traumas nesse projeto, mas modelagem não foi um trauma vencido - não ainda.

Uma amiga do Léo Furtado acabou fazendo as telhas, em cerâmica de verdade. Ficaram ótimas, mas a montagem do telhado não pode seguir as orientações do projeto por não serem todas uniformes, como seriam se fossem feitas seguindo as aulas.

Mas sou obrigada a admitir que estão LINDAS! A montagem do telhado nem tanto...

Estou tentando fazendo crescer uns musgos e umas plantinhas para disfarçar a "naturalidade" excessiva dessas telhas. Tingi em quatro tonalidades diferentes, para dar a impressão de telhado antigo

E a lojinha vai ficando bem charmosa.

A fachada ganhou algumas manchinhas de umidade e a loja agora já tem uma fechadura e um número de endereço: 03.

Mais produtos para a loja!

Hoje ganhei um PRESENTE maravilhoso!

Não tenho como descrever, por isso vou só colocar aqui as fotos. Foi o Léo Furtado (http://miniaturasleofurtado.blogspot.com/), com seus dedinhos mágicos, quem me mandou... Tô babando até agora! Esse merece ir direto para a vitrine!!!!

sábado, 10 de novembro de 2007

Embalagens

Como era uma loja chique, resolvi fazer algumas sacolas para os clientes levarem presentes para casa.

A loja não era só de presentes. Lá as pessoas compravam produtos mais finos para o uso diário. Era comum irem toda semana comprar algumas peças pois, naquela época, recebia-se salário semanalmente. Assim, iam montando seus enxovais, enquanto preparavam o casamento. Muitos dos artigos vendidos lá eram de importação exclusiva! Cristais, porcelanas e faqueiros de prata, que podiam vir já com o monograma do casal da fábrica!!!

Fita de cetim é muito charmosa e essa foi minha escolha para fazer as alças das sacolas. Claro que deveria ser dourada! Charme puro! E de três tamanhos para caber qualquer presente.

O estoque começa a chegar!

Hoje desencantei a caixas! Infelizmente não encontrei os papéis que queria, mas o resultado ficou bem legal com os que encontrei!


Usei como modelo básico uma caixa que está no site de Ramón (http://br.geocities.com/minimadramon/ ) e fiz algumas mudanças seguindo as orientações que recebemos na aula de embalagens do projeto, dadas por Ana Cecília. Incluí a logomarca e pronto.

Aproveitei uma idéia do Ramón também e coloquei na etiqueta dados informando a origem desse projeto. Pra não esquecer depois!!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A vez da natureza

Hoje terminei o passeio da loja. Já havia feito as pedrinhas e esperei secar totalmente.
Como ficou bem sequinho, parti para colocar a graminha, num trabalho de pura paciência. Haja cola e pinça...
Mas gostei do resultado!
As caixas e sacolas foram refeitas, mas o papel que havia escolhido acabou sendo "eliminado". Amanhã vou procurar um papel da nova cor escolhida para imprimir e montar as caixas. E ainda tem as caixas de madeira... E os pacotes... E o tempo passa tão rápido... Ai!


Essa loja tem até uma logomarca!

Hoje minha loja ganhou um presentão: uma logomarca!

Estava fazendo minhas caixinhas e sacolas para a loja, seguindo as aulas de embalagens que recebemos durante o projeto, quando encontrei on-line meu amigo Fernando (que é publicitário ) e ele me mandou uma logomarca para colocar na loja! Ficou uma graça!


Está bem casa de bonecas, bem a minha cara. Como não tínhamos nada documentado da original, ele pegou a idéia do globo que havia na logo original e criou uma pra mim!


Já coloquei aqui no blog, estou colocando nas caixas e sacolas e mando aqui nesse post pra todo mundo ver.


Tô feliz!

A loja vai tomando forma

Hoje consegui fazer duas estantes (que tortura pra mim...) que servirão para a exposição dos produtos da loja.


Estou ocupando as paredes ao máximo, pois acabei separando muitos objetos para expor. E ganhei alguns também, né Léo Furtado?

Agora estou fazendo as caixas e sacolas da loja. Assim que algumas ficarem prontas, posto as fotos.

Quando coloquei as estantes deu um friozinho na barriga... Cada vez mais vai ficando com cara de loja! E a responsabilidade aumentando! UI!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O trabalho não pode parar


Ontem cheguei muito tarde e só deu tempo de passar por aqui e ver quantas pessoas têm visitado meu trabalho. Obrigada!!!

Separei o material para terminar o passeio e confirmei as medidas das estantes (só em pensar que vou ter que enfrentar o paralelismo e a perpendicularidade de novo...). Amanhã pego os móveis pra terminar. Talvez faça mais algum móvel, mas vai depender do espaço que sobrar, pois ainda tem as caixas com produtos chegando para a loja...As embalagens...Os produtos que estão sendo enviados para os clientes...

Amanhã vou postando aqui o que for ficando pronto. Vai ser um daqueles dias de desencantar o trabalho.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Passeio: A Saga!

Pois não é que o passeio, uma coisa que parecia tão simples, tornou-se uma saga?

Hoje fiz a terceira (e definitiva) versão. Eu estava crente que a segunda versão, com as plaquinhas que fiz, seria a final. Mas Marcelo ficou o tempo todo no meu pé, sem estar convencido.

Como não havia colado as plaquinhas, guardei tudo para algum projeto futuro e fiz o novo direto no MDF da base, pra não correr o risco de alguém mais aparecer dando idéias mirabolantes.

Agora vai ficar secando e amanhã dou acabamento.

Hoje adoraria fazer mais coisas, mas dia de trabalho é complicado... Estou com tudo o que preciso fazer na ponta do lápis. Seja o que Deus quiser!!!

Ah! Coloquei uma régua na foto, pois percebi hoje que nem todo mundo que não conhece miniaturas consegue perceber o tamanho do que estou mostrando. Obrigada, Rita!(minha secretária do consultório, gente!!!!). Vou tentar agora colocar sempre um objeto para mostrar a proporção das coisas.

domingo, 4 de novembro de 2007

Móveis e Porta-bobinas!

Demorou, quebrei minha cabeça, mas saiu!

Essa história de paralelismo e perpendicularidade continua me dando dor de cabeça! Mas, com jeitinho e cola, tudo se resolve.

Consegui terminar um balcão onde se embrulhavam as compras e onde ficava o caixa. Fiz também um aparador (mais alto do que ensinado na aula do projeto - Sorry, Orson...), que ficará próximo à vitrine. Na loja original, era assim que ficavam os "produtos da semana" - aqueles que estavam em promoção ou eram recém-chegados.

Mas minha paixão, realmente, foi o porta-bobinas de papel. Todos os projetos que encontrei eram de uma bobina (no máximo duas). Quebrei a cabeça e consegui fazer, colocando na escala as medidas originais que Seu Baldomero me deu (ai, ai...) e adorei o resultado. A foto ainda mostra a cola branca secando, pois foi a última que consegui tirar antes da bateria da máquina acabar.

Dois lustres

Como minha alergia ainda está firme e forte, e fazer miniaturas tossindo não dá muito futuro, só consegui terminar dois lustres que vou "colocar à venda" na loja.

Fiz com pecinhas de bijouteria, inspirada na aula que Tania Bettini (http://www.taniabettiniminiaturas.com.br/ ) preparou para o projeto.

Os móveis estão no forno. E alguns detalhes na cabeça ainda...
Hoje deve sair mais coisa.

sábado, 3 de novembro de 2007

Na pesquisa...


No feriado de ontem não fiquei parada!

Fiz várias coisinhas, mas nada ainda pronto pra mostrar: separei algumas peças para montar lustres que ficarão à venda, comecei a fazer um balcão (reduzi as medidas que recebemos no passo-a-passo do projeto) e estou procurando material para fazer o porta bobinas de papel de embrulho, pois o modelo que tenho é para bobina simples e o da loja era triplo.
Nesse estágio do projeto, não posso ficar parada!

Acredito que hoje à noite tenha mais fotos para postar. Sem nada pronto, não tem graça mostrar!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dando o sangue!

Pois é... Hoje, literalmente, dei meu sangue pela lojinha. Num momento de extrema empolgação e pequena distração, a serra foi e meu dedo indicador da mão esquerda ficou. Ainda bem que não foi a tico-tico!!!

Pela manhã, segui o PAP (passo-a-passo) do projeto e fiz o lustre principal e as arandelas. Ficaram muito legais. As explicações estavam ótimas e fiz tudo em menos de 30 minutos.







Pela tarde, resolvi encarar o primeiro móvel. Decidi por aquele que, pra mim, era o coração da loja.

Havia um móvel, bem grande, que ficava no centro da loja, onde ficavam expostos os mostruários dos faqueiros que eram vendidos lá. Eu encontrei um móvel de MDF parecido com o que me foi descrito, mas era muito grande - ele tinha 4 divisões, tanto o meu quanto o original. Um móvel com 3 divisões ficaria esteticamente melhor. Resolvi desmontá-lo e quase fiz um novo. O tampo fiz em cedro, seguindo as sugestões que Léo Furtado havia me dado. As prateleiras fiz de acrílico e o tampo e a frente fiz com transparência mesmo. O tampo era rebaixado, para colocar os talheres. Deu trabalho, mas consegui. No final, acabei usando praticamente só a idéia do móvel que eu tinha. Refiz quase tudo com cedro.






















A loja está começando a ganhar identidade.
Fiz umas coisinhas na fachada e comecei o passeio. Ainda estou com algumas dúvidas no acabamento.